A maior parte das pessoas não ouve a Deus, porém O adora. É melhor não adorar mas ouvir.
LÉON TOLSTOI - Russo (1828-1910)seu nome é Lev Nikolayevich Tolstoii e em português é traduzido por Liev Tolstói, sendo Léon Tolstoi a tradução francesa. Foi um dos grandes mestres da literatura russa e do mundo do século XIX . Suas obras mais conhecidas são "Anna Karenina", uma crítica social , cuja heroína se tornou um dos retratos femininos mais marcantes da literatura mundial, e "Guerra e Paz", sobre as guerras napoleônicas. Na velhice tornou-se um pacifista, admirado por Gandhi, e vegetariano. Ainda em vida renunciou aos seus direitos autorais, exceto para um caso especial em que os destinou totalmente como ajuda a um grupo de camponeses perseguidos pelo Czar, financiando-lhes a emigração para o Canadá.
Filho de uma família nobre da Rússia dos Czares, teve os seus pais prematuramente mortos, tendo sido educado por preceptores, possuindo, por isso, um vazio existencial que o levou a alistar-se na guerra. Tal experiência, que lhe foi muito angustiosa, deu-lhe muita experiência emocional que colocou em suas obras e retirou-o de uma vida vazia de noitadas inconsequentes. Grande humanista, já em 1850, aos 22 anos, verificando a precariedade do ensino e educação das crianças camponesas, criou uma escola para alfabetizá-las e educa-las, em Iasnaia Poliana , tendo contribuído com grande parte dos recursos financeiros para montá-la, estabelecendo um método avançado para a época : os alunos eram deixados livres, sem excesso de regras ou de punições.
Na década de 1862- 1877 escreveu suas duas maiores obras-primas citadas acima , que foram sucessos logo após sua publicação e são também consideradas duas das maiores da literatura mundial. Além da fortuna herdada de seus pais, angariou riqueza pessoal como resultado de sua muito bem sucedida carreira de escritor, famoso mundialmente. Apesar disso e de ter uma família grande bem formada, à qual era dedicado, Tolstoi preocupava-se em entender o sentido da vida, o que procurou na Filosofia, na Teologia e na Ciência, encontrando suas respostas, finalmente, na simplicidade da própria vida, observando a simplicidade e a felicidade encontradas por camponeses - e, então, deixando uma vida de luxos e festas, passou a viver modestamente, não tendo obrigado sua numerosa família a essa filosofia de vida que adotou, embora continuando a viver junto à mesma. Fez a sua própria interpretação dos princípios cristãos, deixando de fumar e beber. Foi o que ele mesmo denominou "conversão". Tornou-se vegetariano e vestia-se como um camponês. Dentre os seus princípios estava o de que ninguém deve depender do trabalho alheio e, assim, passou a limpar seus aposentos, lavrar o campo e produzir suas próprias roupas e botas . Suas ideias eram muito revolucionárias e iam além dos limites do Iluminismo que levou a burguesia à revolução francesa de 1789-1889, pois preocupava-se em fazer, a si mesmo, uma reforma de pensamentos e atos, que iam do respeito ao ser humano ao respeito aos animais e a toda a natureza.
O seu exemplo foi muito admirado e passou a ter muitos seguidores, que passaram a ser chamados de "tolstoianos". Mas havia também aqueles que se incomodavam com essa nova filosofia, que ameaçava as classes nobres : foi vigiado pela polícia do próprio Czar e foi excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1901. Alguns amigos e seguidores foram exilados. Como ele era adorado em todo o mundo, ninguém teve coragem de prendê-lo, pois, além disso, era uma das maiores personalidades do seu tempo. São os seguintes os principais princípios em sua filosofia que tanto incomodavam os poderosos :
- proximidade com o anarquismo, com uma espécie de Anarquismo Cristão;
- a busca pelo natural : desde criança sonhava, junto com seus irmãos, em uma fraternidade total, que poderia ser adotada pelo mundo inteiro;
- pacifismo : chegou a ser citado por Gandhi, que se correspondia com ele, como o "maior apóstolo da não-violência"; no seu livro "O Reino de Deus está em vós", Tolstoi se baseia no "Sermão da Montanha", e afirma que "não se deve resistir ao mal utilizando-se o próprio mal" e, ali mesmo se afirma contrário ao serviço militar obrigatório; exalta, ainda, os "Quakers", adeptos de uma religião cuja filosofia se baseia na simplicidade, na autonomia e na não-violência;
- religiosidade sem dogmas : ele entendia que os dogmas se destinavam a dominar o povo e atacava a sua Igreja por colocar tantos deles para o povo seguir, sem contestação , o que lhe parecia valeu a excomunhão :
Considerava e seguia a doutrina de Jesus, mas achava impossível, por exemplo, que Jesus pudesse ser um homem e Deus, ao mesmo tempo. Para Tolstoi, Deus estava nas próprias pessoas e em suas ações e Jesus teria sido, para ele, o homem que melhor soube exprimir uma conduta moral que gerasse justiça, felicidade e elevasse espiritualmente a todos os homens.
Seu cristianismo exacerbado, no fim de sua vida, assemelhava-se ao cristianismo primitivo. Em alguns trabalhos publicados, seus textos foram muito mais longe que suas atitudes pessoais, como em "Sonata a Kreutzer", que mostra uma tendência a exaltar o celibato, porém o escritor ainda teve filhos depois desta obra. Pouco antes de sua morte, seus amigos o aconselharam a se retratar com a Igreja, este porém, recusou-se. (*)
Jaime de Magalhães Lima (**) , tendo ido à Rússia , conheceu e depois passou a corresponder-se com Tolstoi, ficando muito impressionado com a grandiosidade daquela figura extraordinária e sobre ele escreveu, em seu livro "Cidades e Paisagens", de 1889 :
“Leão Tolstoi foi um adepto e um apóstolo do vegetarismo. E não é pouco nem insignificante que um tal espírito e tão sublimado coração perfilhasse e praticasse essa doutrina, que a inércia moral e o poder do vício desprezam ou escarnecem na cegueira própria da sua particular estreiteza.”
____________
(**) Jaime de Magalhães Lima (Aveiro, Vera Cruz, 15 de Outubro de 1859 — Aveiro, Eixo, 26 de Fevereiro de 1936) foi um pensador, poeta, ensaísta e crítico literário português. Foi defensor e divulgador do vegetarianismo, do qual era adepto fervoroso. É patrono da escola secundária de Esgueira, por isso denominada Escola Secundária Jaime de Magalhães Lima. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaime_de_Magalh%C3%A3es_Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário