domingo, 6 de outubro de 2013


06/10/2013  


Não importa quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar.

STEPHEN HAWKING : Inglês ( contemporâneo, nascido em 8 de janeiro de 1942). Nome completo : Stephen William Hawking. Um dos maiores cientistas  da atualidade. Físico Teórico e Cosmólogo. Doutor em Cosmologia. Foi professor lucasiano (*) de Matemática na Universidade de Cambridge, cadeira essa ocupada anteriormente por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage, dentre muitos outros renomados cientistas e,  hoje, por  Michael Green . Hawking é , agora,  professor lucasiano emérito. Depois da moléstia que o acometeu ficou muito  limitado fisicamente e, mesmo assim, exerce ainda as funções de  Diretor de Pesquisa do Departamento  de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMPT).  Fundou o Centro de Cosmologia Teórica (CTC)  da Universidade de Cambridge e continua a escrever livros sobre Mecânica Quântica e Cosmologia. Tem ainda um extenso programa de  viagens e palestras, pelo Mundo inteiro.

Sua enfermidade :  Em 1966, logo após ter obtido o doutorado na Trinity Hall em Cambridge, teve diagnosticada a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica) - paralisa todos os músculos do corpo, sem atingir as funções cerebrais. Aos poucos, pois, teve todo o seu corpo paralisando  - atualmente é  tetraplégico. Até mesmo sua voz está atingida, pois os músculos  que a produzem não funcionam mais - há um aparelho especial que lhe fornece uma voz digital. Já bastante doente, mas não tanto quanto agora, continuou suas atividades como investigador, como  professor de Matemática, e professor lucasiano  na Cátedra que fora de Newton,  que somente deixou pelo transcurso de idade limite para o cargo, em 2009. Em 1988, ainda jovem mas já preso  à cadeira, embora sem necessidade das outras máquinas acrescidas  posteriormente, escreveu o célebre e popular livro "Uma breve história do Tempo : do big bang aos buracos negros", cuja tradução, de Maria Helena Torres, com prefácio de Carl Sagan, veio aos brasileiros pela Editora Rocco. A seguir, cito um trecho do mesmo,  das páginas 104/ 105:
 
                                       O que acontece é  que uma partícula de matéria, tal como um elétron ou um quark, emite uma partícula portadora de força. A retração desta emissão altera a velocidade da partícula da matéria. A partícula portadora de força, então, colide com outra partícula de matéria e é absorvida.
                                       .........
                                      As partículas portadoras de força trocada entre partículas de matéria são chamadas partículas virtuais porque, diferente  das partículas 'reais', não podem ser diretamente identificadas por um detetor de partículas. Sabemos que elas existem, entretanto, porque têm efeito mensurável : produzem força entre as partículas da matéria.
 
 

_____
(*)
Professor lucasiano é o nome que se dá a uma cátedra de matemática da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. É atualmente ocupado por Michael Green.1
A cadeira foi criada por Henry Lucas, que foi um membro do Parlamento pela Universidade de Cambridge, em 1663, e foi oficialmente estabelecida pelo rei Carlos II em 18 de janeiro de 1664. Foi ocupada também por Isaac Newton.1 Um dos requisitos para ocupar o posto é que o professor não pode ter atividades na igreja.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Professor_lucasiano#Lista_dos_professores_lucasianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário