segunda-feira, 28 de outubro de 2013


25/10/2013

Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.

SUN TZU : China (544 a.C. - 496 a.C.). General, Estrategista e Filósofo - Mestre Taoísta. Seu livro, intitulado "A Arte da Guerra"  é uma obra prima mundial de estratégia militar  com uma filosofia de guerra baseada na filosofia taoísta, (*) compreendendo a arte de gerir conflitos e vencer batalhas . Até os dias de hoje ela é muito citada  por teóricos e generais , sendo também de grande interesse de políticos, diplomatas  e empresários, enfim todos aqueles que   desejam ser  líderes bem sucedidos, eis que, embora o seu título  seja restrito à guerra, o contexto da sua narrativa se refere a uma estratégia  em sentido amplo, abrangendo o planejamento e a administração pública. E, embora estabeleça teorias sobre batalhas, procura o estabelecimento da paz através da orientação dos líderes na administração  de suas atividades e, para tanto,  defende  as relações entre os povos através da diplomacia, como fator de maior bem-estar do Estado. Segundo  uma importante colocação sua nesse livro, "o verdadeiro objetivo da guerra é a paz"; e, em outro contexto de sua obra, afirma que " a suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar". 
___________

(*) O taoísmo é uma tradição que, dialogando com seu tradicional contraste, o confucionismo, modelou a vida chinesa por mais de 2 000 anos. O taoísmo enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação sociocultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais. Manifesta o anarquismo - defendendo essencialmente a ideia de que não precisamos de nenhuma orientação centralizada. Espécies naturais seguem caminhos apropriados a elas e os seres humanos são uma espécie natural. Seguimos todos por processos de aquisição de diferentes normas e orientações da sociedade, mas poderíamos viver em paz mesmo se não procurássemos unificar todas estas formas naturais de ser.
Como o conceito confucionista de governo consiste em fazer todos seguirem a mesmo moral, o taoísmo representa, de certa forma, a antítese do conceito confucionista referente a deveres morais, coesão social e responsabilidades governamentais (embora o pensamento de Confúcio inclua valores taoísta e o inverso também ocorra, como se pode observar lendo os Analectos de Confúcio
 ....
 
O caminho taoísta propõe a restauração do estado pleno de vida e consciência, chamado tao. Para isso, utilizam-se vários meios, como as práticas que promovem a boa saúde física e mental, o estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado, os métodos místicos para a restauração da ordem interna e fundamentalmente a meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual.
                                                        In http://pt.wikipedia.org/wiki/Taoísmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário