terça-feira, 8 de outubro de 2013

08/10/2013
                                             



Estou convencido de que o mundo não é um mero pântano onde homens e mulheres se jogam e morrem. Algo magnificente está ocorrendo aqui em meio às crueldades e tragédias e o desafio supremo à inteligência é fazer prevalecer o que há de mais nobre e melhor em nossa curiosa herança.
 
CHARLES AUSTIN BEARD : Estadunidense (1874-1948). Era "Quaker" (*).  Foi, juntamente com Frederick Jackson Turner, um dos maiores historiadores da 1a. metade do século XX. Era um político liberal, pacifista  e "não intervencionista", pelo que se  opunha a guerras, opondo-se tenazmente  à entrada dos Estados Unidos na 1a. Guerra Mundial (1911). Fez seu curso superior na Oxford University, entre  1898 e 1900, ficando ainda na Inglaterra durante algum tempo. Ali ajudou a fundar e colocar em execução a  Huskin Hall, uma universidade gratuita, destinada a  levar a efeito aulas noturnas  e cursos por correspondência  para trabalhadores que não podiam fazer os cursos diurnos.  Casou-se com Mary Ritter e, ainda na Inglaterra , ambos passaram a se relacionar com Emmeline Pankhurst e suas duas filhas, Christabel Pankhurst e Sylvia Pankhurst, socialistas e reformistas. Mary, com apoio de Beard, passou, em companhia das três, a fazer parte de vários clubes feministas, em prol de maior independência e valorização da mulher. 
 
O casal Beard retornou aos Estados Unidos em 1904 para Charles  ensinar História, tendo uma cátedra em  Columbia University. Ali eles se envolveram em vários movimentos sociais, e foram  ativistas em  defesa do sufrágio feminino e do fim do trabalho infantil.
 
Com seu livro editado em 1913, "An Economic Interpretation of the Constitution of the United States" ("Uma Interpretação Econômica da Constituição dos Estados Unidos" , em português), teve o reconhecimento  de seu valor profissional e passou a ser uma figura acadêmica de grande renome. Nesse livro ele estabeleceu uma controvérsia : afirmou que  os homens que esboçaram a Constituição Americana agiram muito mais impelidos por motivos econômicos do que por ideias abstratas. E prosseguiu  essa análise no livro seguinte : "The Economic Origins of Jeffersonian Democracy", de 1915 ("As Origens Econômicas da Democracia Jeffersoniana", em português)
 
Sua ideia central sobre o papel da História  : apontou que,   para os historiadores, "a  objetividade era um nobre sonho" e que , ao invés ,  o objetivo de um  historiador era "prover  as  ferramentas para uma mudança social progressiva". 
 
Como um Quaker, era pacifista. Essa sua filosofia de vida  ele demonstrou na prática, quando se opôs tenazmente   à entrada dos EEUU nas 1a. Guerra Mundial, chegando  a atritar-se com o Presidente Franklin Delano Roosevelt e se desligou  de sua cátedra em Columbia quando houve a participação americana.    Em 1919,  logo depois da Revolução Russa que instalou o Comunismo na Rússia, ocorreu o movimento nos Estados Unidos que ficou conhecido com o nome de    "Red Scare"  ("Pavor da Ameaça Vermelha", diga-se do Comunismo). Nesse ambiente de terror, o Serviço de Inteligência norte-americano  elaborou uma lista de 62 pessoas que  eram  suspeitas de serem "perigosas, destrutivas e de tendências anarquistas" e a distribuiu para a imprensa. Nela estavam listados os nomes de Beard, Jane Addams, Lillian Wald e Oswald Garrison Villard. Essas 62 pessoas  estiveram sob vigilância do governo durante muitos anos.  Mesmo após a Guerra, Beard  continuou a opor-se a intervenções norte-americanas na Europa e tornou-se o líder do "Movimento Não Intervencionista" , ao lado de Thomas Paine - continuou , mesmo após a vitória norte-americana da 2a. Grande Guerra, a defender essa política, a qual  ainda tem muitos defensores.
 
A  Revista TIME  lhe prestou homenagem.
____________
 
(*) Quaker (também denominado Quacre em Português) é o nome dado a vários grupos religiosos, com origem comum num movimento protestante britânico do século XVII. A denominação quaker é chamada de Quakerismo, Sociedade Religiosa dos Amigos (em inglês: Religious Society of Friends), ou simplesmente Sociedade dos Amigos ou Amigos. Eles são conhecidos pela defesa do pacifismo e da simplicidade. Estima-se que haja 360.000 quakers no mundo, sendo o Quênia na África o local que possui a maior comunidade Quaker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário