Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão.
MAX PLANCK : Alemão (1858-1947). Físico. Seu nome de batismo era Karl Ernst Ludwig Marx Planck, sendo que passou a adotar "Max" em substituição a "Marx", que talvez tenha sido um erro de grafia do escrivão. É considerado o "Pai da Física Quântica", sendo um dos principais físicos do século XX. Recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1918, por suas contribuições na área da Física Quântica. Pertencia a uma família de grande tradução intelectual e acadêmica - seu avô e seu bisavô foram professores de Teologia em Göttingen e seu pai era Professor de Direito Constitucional da Universidade de Kiel , onde nasceu. Era excelente pianista (tendo, na juventude, cogitado seguir essa profissão) e cantor lírico. Entendia também de Astronomia, Mecânica e Matemática. Estudou nas Universidades de Munique e Berlim, tendo recebido o doutorado aos 21 anos de idade, em 1867.
Quando, no final do século XIX, quase todos os Físicos entendiam que nada de novo poderia mais ser descoberto, eis que Planck inovou, apresentando uma nova visão de um universo mínimo, do átomo, inaugurando a Física Atômica, sobre o que elaborou a seguinte relação, entre energia e radiação atômica , apresentada em um artigo publicado em 1900 : E=h.f, em que "h" é uma constante, que passou a ter o nome de "Constante de Planck", o que permitiu a Einstein levar a efeito sua teoria sobre o "efeito fotoelétrico" e a Niels Bohr elaborar o seu célebre "Modelo Atômico". (*)
Outros trabalhos de Planck: além de excelente pianista, tocou órgão e violoncelo e compôs músicas e óperas. Quando optou por se dedicar à Física, desistiu da carreira artística e levou a efeito, antes da sua descoberta sobre átomos, com base em seus conhecimentos sobre o "princípio da conservação da energia", trabalhos sobre "termodinâmica", "entropia", "termoeletricidade" e "teoria das soluções diluídas". Foi Professor em Munique de 1880 a 1885; logo após, Professor Associado de Física Teórica em Kiel, até 1889, tendo assumido a Cátedra de Física Teórica da Universidade de Berlim, com a morte de Kirchkoff, onde foi reitor, ali trabalhando até sua aposentadoria, em 1926. Foi Presidente da Sociedade para a Promoção da Ciência Kaiser Wilhelm, atualmente denominada "Sociedade Max Planck". Em 1894 foi nomeado membro da Academia Prussiana de Ciências onde ocupou o cargo de Secretário Permanente até 1937.
Era venerado pelos seus colegas : tanto pela importância de suas descobertas, quanto por suas reconhecidas qualidades pessoais.
_______________
(*) Ao mesmo tempo, também os problemas da radiação envolveram sua atenção. A partir desses estudos, foi levado para o problema da distribuição de energia no espectro de radiação total. Levando em conta as teorias clássicas, a Energia emitida por um corpo que não reflete luz (objeto teórico conhecido como Corpo Negro) deveria variar na mesma proporção da temperatura. Na prática, não era isso que acontecia. Planck foi capaz de deduzir a relação entre a energia e a frequência da radiação. Em um artigo publicado em 1900, ele anunciou essa relação:
E=h.f
Onde E é energia, f é frequência e h é uma constante universal, hoje conhecida como Constante de Planck. Esta constante foi baseada na ideia revolucionária de que a energia emitida por um corpo negro só poderia assumir valores discretos conhecidos como quanta (palavra vinda do latim). Um quantum seria um pacote de energia emitido e quanta é plural de quantum.
Essa descoberta foi determinante para a física atômica, pois fundamentou o modelo atômico de Niels Bohr (1913) e abriu caminho para a teoria de Einstein que explica o efeito fotoelétrico. A introdução do conceito de descontinuidade contrariou o princípio do filósofo alemão Wilhelm Leibniz, “Natura non facit saltus” (a natureza não dá saltos), que dominava todos os ramos da ciência na época, tornando-se a teoria quântica, na grande revolução que levou à Física Moderna do século XX. Foi o ponto de partida de uma nova lógica nas várias pesquisas sobre a estrutura do átomo, radiatividade e ondulatória e rendeu a Max Planck o Prêmio Nobel de Física de 1918.

Nenhum comentário:
Postar um comentário