Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, somente os nossos.
SÓCRATES : Ateniense ( 469 a.C.-399 a.C.). Um dos maiores filósofos gregos, da era clássica da Grécia Antiga. É uma figura historicamente enigmática. Suas ideias filosóficas eram extraordinárias e é considerado um dos fundadores da Filosofia Ocidental, mas nada há de escrito por ele. O que nos chegou foi através das obras dos seus discípulos Platão e Xenofonte. O cerne de seu pensamento filosófico encontra-se exposto nos "Diálogos" de Platão, que descreve os grandes encontros entre o seu Mestre e os diversos discípulos, utilizando-se do seu próprio método, conhecido hoje como "método socrático", que consiste em um tratamento peculiar de pedagogia : são expostas várias questões a várias pessoas, para que se obtenham várias respostas, sendo as mesmas analisadas e discutidas pelos demais - o objetivo principal não são as respostas, mas, através delas, analisar-se os fatos de forma profunda e sob todos os aspectos possíveis, para se chegar a uma compreensão clara sobre os mesmos. Dessa maneira desfaziam-se preconceitos e as pessoas envolvidas aprendiam a raciocinar e chegar a conclusões acertadas sobre determinados temas. É também conhecido como maiêutica (*) ou "dar a luz", um verdadeiro parto intelectual : conta-se que, de certa feita, foi chamado por sua mãe, que era parteira, para ajuda-la. Enquanto via a criança nascer, filosofou que a verdade e o conhecimento eram como a criança, que saia do útero para a vida e, se ele ajudava, ele também estava contribuindo para o seu nascimento. E decidiu então ajudar as pessoas a retirarem de dentro de si mesmas a verdade e o conhecimento, que entendia estarem dentro de cada um de nós.
Sobre ele, disse Pítia, sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos , na Antiga Grécia : "o mais sábio dos homens".
Em sua formação inicial , foi aluno de Anaxágoras, outro grande filósofo grego e seus primeiros trabalhos foram sobre a natureza da alma do ser humano . Sócrates , considerado um homem de extraordinário saber e inteligência e com grande qualidade de orador, pelos seus contemporâneos, procurava transmitir o conhecimento através da palavra. Defendia que sempre se devia dar mais valor à procura do que não se sabe e, não, a transmitir o que se pensa saber. Era admirado pelos jovens, por suas ideias inovadoras, os quais estavam procurando novos caminhos para a vida, em uma Atenas em decadência ética e moral. Afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam o desenvolvimento dos cidadãos gregos, pois cerceavam a eclosão do conhecimento que traziam em si e necessitavam desenvolver, não foi bem aceito pela aristocracia - temendo mudanças na sociedade, que não desejavam, pois estava bom para eles como estava, cujo "status" não desejavam modificar por causa das benesses de que usufruíam, os membros da elite governante, os Juízes, declararam-no "inimigo público e agitador em potencial", condenando-o, por isso, à morte, por suicídio, através da ingestão do veneno da planta denominada "cicuta", o que se efetuou em 399 a.C..
_____
(*) A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complexas. A maiêutica baseia-se na ideia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.
A autorreflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
A Maiêutica, criada por Sócrates no século IV a.C., tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, Fanerete, que era parteira. Sócrates esclarece isso no famoso diálogo Teeteto.
Há certa divergência historiográfica sobre a utilização de tal método por Sócrates. Historiadores afirmam que a denominação e associação de tal método ao filósofo decorre da narração, não necessariamente fiel, da vida de Sócrates por Platão. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mai%C3%AAutica

Nenhum comentário:
Postar um comentário